A MPB promovendo a Construção do Conhecimento dos nossos Alunos!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Geraldo Vandré



Geraldo Vandré, nome artístico de Geraldo Pedroso de Araújo Dias Vandregísilo (João Pessoa, 12 de setembro de 1935) é um advogado e um cantor e compositor brasileiro. Seu sobrenome é uma abreviatura do sobrenome do seu pai, José Vandregísilo, de quem ele herdou o sobrenome abreviado para Vandré, com o qual tornou-se famoso, pelas suas músicas que exprimiam a oposição ao regime militar imposto em 1964, como "Porta Estandarte" ou com mais apelo à luta de classes como "Aroeira". O sucesso maior veio com "Disparada", vencedora de fato do Festival da Canção da TV Record em 1966. Vandré, magnânimo, solicitou que "A Banda" de Chico Buarque dividisse o primeiro lugar com "Disparada". Em 1968 ao defender "Pra não dizer que não falei das flores" criou um dos hinos da resistência ao regime militar que ficou conhecido pela primeira palavra: "Caminhando". Após o exílio compôs "Fabiana", em homenagem à Força Aérea Brasileira. Geraldo Vandré abandonou a vida pública e, vive afastado do mundo artístico. A sua personalidade reservada permitiu que se reproduzissem duas lendas. A primeira, mais difundida, a de que fora preso, torturado, castrado e, consequentemente enlouquecido. A segunda, de que fizera acordo com os órgãos de repressão na sua volta e, para tanto compusera "Fabiana". Nenhuma das duas versões tem respaldo nas declarações de Vandré, porque nos poucos momentos que concedeu entrevista, negou que fora preso, e alegou que simplesmente abandonara o país pela perseguição que sofria. Como ele próprio admitiu em entrevista recente, ao retornar pro Brasil em 1973 teve de gravar entrevista declarando que só faria canções de amor a partir de então. Supõe-se que isso tenha sido feito como parte do acordo que permitiu seu retorno, assim como pouco se entende da suposta paixão que ele demonstra desde então pelo organismo militar da Força Aérea Brasileira.

Depois de quatro décadas de isolamento, Vandré quebrou o silêncio em setembro de 2010. Concede entrevista ao repórter Geneton Moraes Neto no dia em que completava 75 anos de idade. Desde que voltou do exílio, no segundo semestre de 1973, não falava para a televisão. O especial foi levado ao ar pela Globo News com gravações feitas no Clube da Aeronáutica do Rio de Janeiro.
Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. Geraldo Vandre herdou o sobrenome de seu pai com o qual se tornou famoso pelas suas musicas que exprimiam a oposicao ao regime militar imposto em 1964, como `Porta Estandarte` ou com mais apelo e luta de classe como `Aroeira`. O maior sucesso dele vem em `Disparada` que foi vencedor do Festival da Cancao da TV Record.

    Em 1968 ao defender `Pra nao dizer que nao falei das Flores` criou um dos hinos da resistencia ao regime militar.

    Geraldo Vandre apos o exilio abandonou a vida publica e so quebrou o silencio em setembro de 2010.

    Luiz Albertino de Oliveira Junior - turma 701
    Michelly Moreira - turma 701

    ResponderExcluir